Designação do projeto | Projeto XXI - Apostar na Inovação
Código do projeto | NORTE-02-0853-FEDER-002415
Objetivo principal | Reforçar a competitividade das PME
Região de intervenção | Norte 2020
Entidade beneficiária | Braténica – Reclamos Luminosos, Lda.
Data de aprovação | 07-09-2015
Data de início | 01-10-2015
Data de conclusão | 30-09-2017
Custo total elegível |98.583,92EUR
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 44.362,76 EUR
Objetivos:
A nova etapa da empresa passa claramente, não pela aposta de investimento produtivo mas sim de investimento imaterial, ou seja, investimento que permita responder perante as novas exigências do mercado, pois numa era em que os clientes são cada vez mais rigorosos e exigentes, a Bratécnica tem claramente que investir numa organização empresarial adequada à satisfação das necessidades dos seus clientes, melhorar claramente os fluxos de comunicação internos e externos, interligando-os com uma plataforma informática adequada e claro, apostar na certificação da empresa e de produtos no âmbito de normas de referência, NP EN ISO 9001 e Marcação CE.
Atividades:
Devido à tipologia das despesas e tipo de inovação inerente ao mesmo, organizacional e de marketing, é expetável que a execução do plano de investimento melhore a notoriedade e incentive a expansão da empresa. Face ao tipo de inovação o investimento caracteriza-se nos seguintes tipos de inovação:
Projeto XXI – Inovar na Economia Digital
Projeto XXI – Inovar nos Serviços
Projeto XXI – Inovar na Organização interna
Projeto XXI – Inovar na Qualidade
Tendo por base o reforço das capacidades de organização e gestão da Bratécnica, incluindo, o investimento no desenvolvimento das capacidades estratégicas e de gestão competitivas, redes modernas de apresentação dos serviços e utilização de TIC, o plano de investimento serve claramente para o fomento e incremento da competitividade, flexibilidade e capacidade de resposta ao mercado global da empresa, essencialmente em três tipologias imateriais de competitividade, a saber:
1 - Inovação Organizacional e Gestão – introdução de novos métodos e filosofias de organização do trabalho, reforço das capacidades de gestão principalmente comercial e de apresentação do serviço/produto, redesenho e melhorias de layout inerente ao fluxo de informação/comunicação interna versus externa.
2 - Economia digital e tecnologias de informação e comunicação (TIC) - investimento destinado ao desenvolvimento de uma rede moderna de promoção, distribuição e colocação dos produtos da Bratécnica no mercado. Criação de um modelo de negócio que permita a concretização de processos desmaterializados com clientes e fornecedores através da utilização das TIC.
3 - Qualidade - certificação de sistema de gestão da qualidade segundo a norma de referência NP EN ISO 9001:2015, no âmbito do Sistema Português da Qualidade (SPQ) e certificação de produtos com obtenção de marcação CE.
Transversal a estes domínios, encontra-se ainda a aposta na Inserção e Qualificação de Recursos Humanos que também encontra-se patente no presente plano de investimentos, uma vez que a Bratécnica sabe que a sua estratégia apenas terá sucesso se puder contar com recursos humanos qualificados.
Os resultados a alcançar no âmbito do projeto, são os seguintes:
a) Projeto com inovação: Marketing + Organizacional;
b) Contributo do projeto para a capacidade de inovação: 2,00.